Estação - Embrapa - Dourados/MS[22º16'31"S, 54º49'06"W, 408m]
Definir Estação:
Boletim


Uma forte onda de calor atingiu Mato Grosso do Sul em março. Foi o mês de março mais quente em Dourados desde 2001. Em Rio Brilhante e Ivinhema também foi o mês de março mais quente, desde 2013 e 2016, respectivamente. As chuvas foram escassas em Dourados e Ivinhema. Em Rio Brilhante o total de chuvas foi maior, mas também insatisfatório. Devido às chuvas escassas, os solos de Dourados, Rio Brilhante e Ivinhema encerraram o mês com condições insatisfatórias de umidade.
Previsão CPTEC/INPE






star JavaScript não habilitado


Identificamos que o JavaScript está desabilitado em seu navegador. Para correto funcionamento do site, solicitamos que ative o JavaScript de seu browser.


O que é Guia Clima

O Guia Clima é um sistema de monitoramento agroclimático que disponibiliza, em tempo real, dados sobre as condições meteorológicas (temperatura, umidade do ar, etc.), informações (médias, normais, etc.) e alertas (baixa umidade do ar, ventos fortes, geadas, etc.), que podem ser usados para auxiliar na tomada de decisões.
Atualmente,  o Guia Clima opera com quatro estações meteorológicas situadas em Dourados (2), Rio Brilhante e Ivinhema. No entanto, há previsão de instalação de novas estações em outros locais de Mato Grosso do Sul.

Embrapa e previsão do tempo

Na Embrapa Agropecuária Oeste, assim como nas demais Unidades da Embrapa, as estações meteorológicas são utilizadas em agrometeorologia, que é a área da meteorologia que estuda a influência das condições atmosféricas nas plantas, ou seja, não são estações para previsão do tempo. A previsão do tempo é realizada por outras instituições, como o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e Centro de Previsão do tempo e Estudos Climáticos (CPETEC/INPE).


Monitoramento Agrometeorológicos em seu site

Selo 155 X 128


Copie e cole o código no local de seu site onde deseja inseri-lo:

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei no. 9.610.
Política de Privacidade. cpao.sac@embrapa.br
 
Embrapa Agropecuária Oeste
BR 163, km 253,6 - Caixa Postal 449
CEP 79804-970 - Dourados, MS
Telefone: (67) 3416-9700 Fax: (67) 3416-9721