Estação - Embrapa - Dourados/MS[22º16'31"S, 54º49'06"W, 408m]
Definir Estação:
Boletim


Uma forte onda de calor atingiu Mato Grosso do Sul em março. Foi o mês de março mais quente em Dourados desde 2001. Em Rio Brilhante e Ivinhema também foi o mês de março mais quente, desde 2013 e 2016, respectivamente. As chuvas foram escassas em Dourados e Ivinhema. Em Rio Brilhante o total de chuvas foi maior, mas também insatisfatório. Devido às chuvas escassas, os solos de Dourados, Rio Brilhante e Ivinhema encerraram o mês com condições insatisfatórias de umidade.
Previsão CPTEC/INPE






star JavaScript não habilitado


Identificamos que o JavaScript está desabilitado em seu navegador. Para correto funcionamento do site, solicitamos que ative o JavaScript de seu browser.



Parâmetros específicos da cultura:

Precipitação efetiva (Pe): número da curva (CV) = , com correções para (AMC I) e (AMC III).

Profundidade efetiva: cm nos primeiros dias. Após isso, com crescimento diário linear, até atingir cm, 0 dias após o plantio.

Coeficientes de cultivo (Kc) e duração das fases:


Fase fenológica
Duração (dias)
KC
Ciclo
--


       Dados disponíveis: de 01/01/2001 a 19/04/2024.
       Selecione a data de semeadura para o cálculo do balanço hídrico.
Data Semeadura:  Calendário






Veja os gráficos:           Água Disponível no Solo         Deficiência Hídrica        

Saiba Interpretar o gráfico

A Água disponível no solo é a quantidade hídrica que pode ser absorvida pelo sistema radicular das plantas. As culturas têm desenvolvimento satisfatório quando a umidade do solo está entre 50% da disponibilidade, linha horizontal amarela do gráfico, e o limite superior ou capacidade de campo, linha horizontal verde.


Deficiência hídrica é a quantidade de água necessária para repor a umidade do solo no limite superior ou capacidade de campo. Na ausência ou com pequena deficiência hídrica as culturas têm desenvolvimento satisfatório. No entanto, quando a deficiência supera o nível o máximo tolerável, geralmente 50% da disponibilidade, linha horizontal verde, o desenvolvimento das culturas é prejudicado.


Excesso hídrico é a diferença entre a quantidade de água que infiltrada no solo e o limite superior de disponibilidade hídrica ou capacidade de campo. Representa a quantidade de água que o solo não consegue armazenar e é percolada.


Até: 15/09/2016Gráfico Balanço Hidrico

Os gráficos mostram os últimos 16 dias da estimativa!

Voltar para a tabela. Clique aqui.

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei no. 9.610.
Política de Privacidade. cpao.sac@embrapa.br
 
Embrapa Agropecuária Oeste
BR 163, km 253,6 - Caixa Postal 449
CEP 79804-970 - Dourados, MS
Telefone: (67) 3416-9700 Fax: (67) 3416-9721