Estação - Embrapa - Dourados/MS[22º16'31"S, 54º49'06"W, 408m]
Definir Estação:
Boletim


O mês de maio teve um pequeno volume de chuvas, com poucos dias chuvosos. Em Dourados choveu 40% da média em Brilhante 55%. Em Ivinhema choveu quase a totalidade da chuva mensal, 57 mm, ocorreu em um único dia. Apesar de maio ter sido mais quente que o normal, houve registros de ocorrência de geadas na região, no dia 30 de maio. Houve um período de 18 dias sem chuvas expressivas, mas as chuvas que ocorreram em 28 de maio elevaram os níveis de umidade para níveis satisfatórios ou ideais.


star JavaScript não habilitado


Identificamos que o JavaScript está desabilitado em seu navegador. Para correto funcionamento do site, solicitamos que ative o JavaScript de seu browser.



Parâmetros específicos da cultura:

Precipitação efetiva (Pe): número da curva (CV) = , com correções para (AMC I) e (AMC III).

Profundidade efetiva: cm nos primeiros dias. Após isso, com crescimento diário linear, até atingir cm, 0 dias após o plantio.

Coeficientes de cultivo (Kc) e duração das fases:


Fase fenológica
Duração (dias)
KC
Ciclo
--


       Dados disponíveis: de 01/01/2001 a 30/06/2025.
       Selecione a data de semeadura para o cálculo do balanço hídrico.
Data Semeadura:  Calendário






Veja os gráficos:           Água Disponível no Solo         Deficiência Hídrica        

Saiba Interpretar o gráfico

A Água disponível no solo é a quantidade hídrica que pode ser absorvida pelo sistema radicular das plantas. As culturas têm desenvolvimento satisfatório quando a umidade do solo está entre 50% da disponibilidade, linha horizontal amarela do gráfico, e o limite superior ou capacidade de campo, linha horizontal verde.


Deficiência hídrica é a quantidade de água necessária para repor a umidade do solo no limite superior ou capacidade de campo. Na ausência ou com pequena deficiência hídrica as culturas têm desenvolvimento satisfatório. No entanto, quando a deficiência supera o nível o máximo tolerável, geralmente 50% da disponibilidade, linha horizontal verde, o desenvolvimento das culturas é prejudicado.


Excesso hídrico é a diferença entre a quantidade de água que infiltrada no solo e o limite superior de disponibilidade hídrica ou capacidade de campo. Representa a quantidade de água que o solo não consegue armazenar e é percolada.


Até: 15/09/2016Gráfico Balanço Hidrico

Os gráficos mostram os últimos 16 dias da estimativa!

Voltar para a tabela. Clique aqui.

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei no. 9.610.
Política de Privacidade. cpao.sac@embrapa.br
 
Embrapa Agropecuária Oeste
BR 163, km 253,6 - Caixa Postal 449
CEP 79804-970 - Dourados, MS
Telefone: (67) 3416-9700 Fax: (67) 3416-9721